ELN fará hoje "importante" anúncio sobre diálogo de paz com a Colômbia

Caracas, 10 out (EFE).- O Exército de Libertação Nacional (ELN) da Colômbia vai fazer nesta segunda-feira um "importante" anúncio na sede do Ministério das Relações Exteriores da Venezuela sobre as conversas de paz que mantém com o governo colombiano, confirmaram à Agência Efe fontes do governo venezuelano.

A Chancelaria da Venezuela informou em um comunicado que se trata de um "anúncio importante sobre o processo de paz na Colômbia", previsto para as 17h locais (18h de Brasília).

O ministro das Relações Exteriores do Equador, Guillaume Long, afirmou ontem que espera por notícias "muito importantes e positivas" sobre a organização da primeira mesa de diálogo, em seu país, entre o governo da Colômbia e o ELN.

Long, que participou do relatório semanal de trabalhos do presidente do Equador, Rafael Correa, reiterou seu desejo de que o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) avancem no processo de paz, que foi rejeitado pela população em referendo na semana passada.

O governo colombiano e o ELN entraram em acordo em março para instalar uma "mesa de diálogo" no Equador para chegarem a um acordo final para terminar com o conflito armado, que já dura mais de meio século.

Este acordo foi anunciado na sede da Chancelaria venezuelana depois de uma reunião entre um grupo de funcionários colombianos, liderado pelo negociador Frank Pearl, e outro do ELN, liderado por Antonio García.

Após esta conquista, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ofereceu "todo o apoio" de seu governo para o desenvolvimento das conversas de paz entre o ELN e a Colômbia.

Antes deste acordo, ocorreram diálogos exploratórios entre janeiro de 2014 e março deste ano em Equador, Brasil e Venezuela, países que atuaram como "mediadores" junto ao governo da Noruega, enquanto Cuba e Chile participaram como acompanhantes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos