Guerrilha colombiana liberta civil sequestrado na fronteira com Venezuela

Bogotá, 10 out (EFE).- O Exército de Libertação Nacional (ELN), a segunda maior guerrilha da Colômbia, entregou nesta segunda-feira ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), em uma área fronteiriça com a Venezuela, um civil que mantinha sequestrado.

"Com esta missão humanitária já são três os civis entregues nos últimos 15 dias pelo ELN" ao CICV, indicou o organismo humanitário em sua conta no Twitter.

No último dia 30 de março, o ELN e o governo colombiano anunciaram em Caracas o início de uma fase pública de diálogos de paz cuja abertura foi condicionada pelo Executivo à solução de alguns "temas humanitários", como o fim dos sequestros.

Fontes do Ministério das Relações Exteriores da Venezuela confirmaram hoje à Agência Efe que o ELN fará hoje um "importante" anúncio na sede da chancelaria em Caracas sobre as conversas de paz que mantém com o governo colombiano, previsivelmente para informar que passam de maneira oficial à fase pública de diálogos.

A pessoa liberada hoje na cidade de Fortul, no departamento de Arauca, "se encontrava em boas condições de saúde para sua transferência", acrescentou o CICV, que detalhou que neste momento está a caminho de reunir-se com seus familiares.

O libertado foi identificado por vários veículos de comunicação como o agricultor Nelson Alarcon, sequestrado junto a outros três companheiros de profissão em Arauca semanas atrás.

Seus companheiros de cativeiro já foram todos libertados e entregues ao CICV.

O ELN tem em seu poder um número desconhecido de pessoas, entre eles o ex-congressista Odín Sánchez Montes de Oca, que no último mês de abril se trocou por seu irmão Patrocinio, ex-governador do departamento de Chocó, que estava há quase três anos sob o poder dessa guerrilha e tinha graves problemas de saúde.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos