Polícia colombiana prende mulher acusada de roubar droga de traficantes

Bogotá, 10 out (EFE).- A polícia da Colômbia informou nesta segunda-feira que prendeu uma mulher acusada de liderar um grupo que roubava entorpecentes de organizações dedicadas ao narcotráfico, entre eles o grupo criminoso Clã do Golfo, para enviá-los ao Equador através do fronteiriço departamento de Nariño.

A capturada, identificada com o codinome de "Viúva Negra", fingia ser a mulher de um importante chefão falecido para estabelecer negócios com os narcotraficantes, aos quais pagava com dinheiro falso, detalhou a polícia em comunicado.

"O objetivo da 'Viúva Negra' era completar cargas de entorpecentes, que supostamente necessitava pôr no Equador para cumprir os compromissos de seu falecido marido. Convidava-os para jantar, os seduzia e depois lhes pagava com dinheiro falso", explicou o diretor de Antinarcóticos da polícia, José Ángel Mendoza.

O chefe policial acrescentou que a mulher foi capturada junto com três de seus homens de confiança na cidade de Ipiales.

"A mulher se movimentava em um veículo de alta classe, que foi interceptado e inspecionado. No porta-malas foram achadas lonas com blocos de cloridrato cocaína e sacos de notas falsas", segundo a informação oficial.

A polícia detalhou que três organizações criminosas venderam cocaína à mulher nos últimos quatro meses a um preço menor.

Durante a operação foram apreendidos 150 quilos de cocaína camuflados em uma carga de bananas com destino ao Equador, quatro armas de fogo, US$ 2.392, US$ 68.600 em notas falsas e um veículo, acrescentou o comunicado.

Os detidos enfrentarão acusações pelos crimes de associação criminosa, tráfico de entorpecentes e porte ilegal de armas de fogo, afirmou a polícia, que acrescentou que se "constatou que a 'Viúva Negra' não era a esposa de um traficante morto, mas a companheira sentimental de um dos homens detidos".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos