Rei Muhammad VI encarrega islamita Benkirane de formar governo no Marrocos

Rabat, 10 out (EFE).- O rei Muhammad VI recebeu nesta segunda-feira no Palácio de Casablanca o islamita Abdelilah Benkirane, secretário-geral do Partido Justiça e Desenvolvimento (PJD), a quem encarregou da formação de um próximo governo no Marrocos, informou à Agência Efe o ministro da Justiça e dirigente da legenda, Mustafa Ramid.

Benkirane, que já presidiu o governo em fim de mandato, terá que negociar com pelo menos mais dois partidos do parlamento, pois seus 125 deputados alcançados nas eleições legislativas da sexta-feira passada não lhe bastam para assegurar a maioria absoluta em um parlamento de 395 cadeiras.

"Confirmo que o rei encarregou Benkirane da formação de governo. Os outros detalhes não são importantes", disse Ramid, que, segundo alguns veículos de comunicação, esteve presente na audiência real.

A Constituição vigente desde 2011 estabelece que o rei deve encarregar pela formação de governo a lista mais votada nas eleições, que pela segunda ocasião (já foi em 2011) é o PJD.

Havia incerteza sobre se o rei encarregaria o governo o próprio Benkirane, secretário-geral e líder incontestável do partido, mas cujas relações com o monarca não foram fáceis nos últimos cinco anos, ou alguma personalidade mais "neutra".

Finalmente o monarca optou por Benkirane e fez isso em um tempo recorde, já que os resultados definitivos das eleições não foram divulgados até ontem, confirmando a clara vitória do PJD.

Abre-se agora um leque de possibilidades de negociação para o PJD, que poderia aliar-se com o terceiro colocado, o Istiqlal, com o qual lhe une o caráter conservador, ou com os outros partidos que na legislatura anterior lhe acompanharam no governo: Reunião Nacional de Independentes, Movimento Popular e Partido Progresso e Socialismo.

O que parece claro é que a oposição será liderada pelo Partido Autenticidade e Modernidade (PAM), de tendência laica e liberal e que ficou em segundo lugar nas eleições ao obter 102 cadeiras.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos