Insurgentes abrem fogo no interior de templo xiita lotado em Cabul

Cabul, 11 out (EFE).- Pelo menos dois insurgentes abriram fogo nesta terça-feira no interior de um templo de minoria muçulmana xiita em Cabul, onde uma multidão de fiéis participava de uma de suas principais festas, deixando pelo menos 18 feridos, informaram à Agência Efe fontes oficiais.

"De acordo com a informação inicial, dois agressores entraram no templo e abriram fogo", afirmou um membro do serviço de emergências do Ministério do Interior afegão, que solicitou anonimato.

Um porta-voz do Ministério da Saúde Pública afegão, Ismail Kawusi, indicou que por enquanto pelo menos 18 pessoas ficaram feridas e foram levadas a hospitais da zona.

Segundo Kawusi, 20 ambulâncias esperam no exterior do templo para transportar outras possíveis vítimas.

As forças de segurança cercaram o templo, conhecido como Karti-el-Sakhil, um dos centros religiosos mais importantes para os xiitas no Afeganistão e onde milhares de pessoas se encontravam reunidas para celebrar a festividade muçulmana da Ashura.

A comunidade xiita é uma das mais castigadas pelos atentados terroristas no Afeganistão.

Em julho, um ataque de membros do grupo jihadista Estado Islâmico contra manifestantes da minoria xiita hazara acabou com a vida de 80 pessoas e deixou mais de 200 feridos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos