Rei Felipe convoca de novo partidos espanhóis para saber se há candidato

Madri, 11 out (EFE).- O rei Felipe VI se reunirá de novo com os grupos parlamentares espanhóis nos dias 24 e 25 de outubro para constatar se pode propor um candidato a chefe de governo com possibilidades de ser eleito ou não.

Através de um comunicado, a Casa do Rei explicou que dia 20 a presidente do Congresso, Ana Pastor, fará chegar ao monarca a relação de representantes designados pelos grupos políticos com representação parlamentar para realizar uma rodada de consultas de para buscar um candidato à posse.

A Espanha carece de Executivo com competências plenas desde o pleito legislativo de dezembro de 2015 e o que ocorreu em junho também não mudou as coisas, porque o socialista Pedro Sánchez, em março, e o atual presidente interino, Mariano Rajoy, em setembro, fracassaram em sua tentativa de conseguir o apoio do Congresso.

Segundo a Constituição espanhola, há um prazo de dois meses para que a câmara designe um novo presidente, que neste caso vence em 31 de outubro.

A rodada de consultas do rei vai acontecer dias antes da expiração do prazo e dessas conversas pode sair uma proposta ou não, se o monarca perceber que nenhum candidato está em condições de ser eleito.

A opção mais provável gira de novo em torno de Rajoy, embora para isso terá que conseguir ampliar os 170 votos que teve há cinco semanas.

Todos os olhares estão no PSOE (socialistas), que tem 85 deputados e que poderia se abster em uma segunda votação, dois dias mais tarde da primeira e na qual seria suficiente a maioria simples (mais'sims' do que nãos).

O PSOE carece de direção desde que Pedro Sánchez foi forçado a renunciar por seus correligionários em 1 de outubro e uma gerência interina realiza nestes dias contatos para saber se os socialistas podem favorecer a eleição de Rajoy.

Se da rodada do rei sair um candidato, o debate no Congresso ocorrerá em quatro datas compreendidas entre 26 e 31 de outubro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos