Trump não mudou percepção política dos latinos, segundo pesquisa

Washington, 11 out (EFE).- Apesar dos insultos reiterados do candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, contra a comunidade hispânica dos EUA, a postura política dos latinos não variou muito com relação aos últimos quatro anos, segundo um novo estudo divulgado nesta terça-feira o Centro de Pesquisa Pew.

Cerca de metade dos eleitores latinos registrados (54%) segue considerando que o Partido Democrata está mais preocupado com a comunidade hispânica do que o Partido Republicano; enquanto 11% acreditam que os conservadores se preocupam mais com a comunidade e 28% opinaram que não há diferença entre ambos.

Os democratas tinham uma vantagem similar há quatro anos, quando 61% consideravam que eles se preocupavam mais com os hispânicos, contra 10% para os republicanos.

A pesquisa revelou que 75% dos eleitores hispânicos registrados afirmam que discutiu os comentários do candidato republicano sobre os hispânicos e outros grupos com familiares, amigos ou companheiros de trabalho no último ano.

E entre os eleitores hispânicos registrados que abordaram os comentários de Trump, 74% disseram que os mesmos influenciam "muito" para seu voto nas eleições presidenciais, a mesma porcentagem que disse que está "absolutamente segura" sobre em quem votar no pleito de 8 de novembro.

Entre outras questões, o magnata causou mal-estar por chamar de "violadores" os migrantes imigrantes ilegais que chegam do México e por propor a construção de um muro na fronteira sul para conter esse fenômeno.

Cerca de seis de cada dez eleitores registrados latinos (58%) estão a favor da candidata democrata, Hillary Clinton, enquanto 19% respaldam Trump; 10% apoiam o candidato libertário Gary Johnson e 6% Jill Stein, a candidata do Partido Verde.

A pesquisa nacional do Centro de Pesquisa Pew aconteceu de 23 de agosto a 21 de setembro, entre 1.507 adultos latinos, incluindo 804 eleitores registrados, e tem uma margem de erro de mais menos 3,3 pontos percentuais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos