ELN divulga prova de que ex-parlamentar sequestrado há 6 meses está vivo

Bogotá, 12 out (EFE).- O Exército de Libertação Nacional (ELN) divulgou nesta quarta-feira uma prova de que o ex-parlamentar colombiano Odín Sánchez Montes de Ganso, sequestrado há seis meses em troca de seu irmão, que sofria de problemas de saúde, está vivo.

Sánchez aparece sentado em um local não conhecido da floresta de Chocó, no oeste do país, em um cenário não preparado, diferentemente de outra prova de vida divulgada pelos guerrilheiros em agosto.

Na gravação, o ex-parlamentar fala com calma. Diz que está em boas condições e que, quando há comida, se alimenta de forma saudável. Como já tinha ocorrido no outro vídeo, Sánchez usa parte do vocabulário e do discurso do ELN ao se denominar "detido" e não sequestrado.

Durante a mensagem, na qual assegura estar bem, mas com vontade de voltar para sua família, Sánchez também adota parte da cartilha da guerrilha, como críticas aos analistas de Bogotá e ao abandono do governo ao estado de Chocó.

No dia 30 de março deste ano, o ELN e o governo da Colômbia tinham anunciado em Caracas o início de um processo de negociação de paz. A abertura das conversas, porém, foi condicionada à solução de parte de alguns "temas humanitários", como o fim dos sequestros.

Ambas as partes anunciaram na última segunda-feira que iniciarão no próximo dia 27, de maneira oficial, as negociações.

Segunda guerrilha do país atrás das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), o ELN se comprometeu a libertar duas pessoas que estão sob seu controle antes do início do diálogo. Por isso, muitos entendem que a soltura de Sánchez é iminente.

Patrocinio Sánchez, ex-governador de Chocó, foi sequestrado em 2013 pelo ELN. Ele foi libertado em abril deste ano, após ser trocado por seu irmão, Odín Sánchez.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos