Explosão de carro-bomba deixa ao menos 8 mortos e 15 feridos na Nigéria

Abuja, 12 out (EFE).- Pelo menos oito pessoas morreram nesta quarta-feira e outras 15 ficaram feridas após a explosão de um carro-bomba na cidade de Maiduguri, no nordeste da Nigéria, informaram à Agência Efe fontes da Agência Nacional de Gestão de Emergências (NEMA, sigla em inglês) do país africano.

O atentado, atribuído ao grupo jihadista Boko Haram, aconteceu por volta das 4h de Brasília, perto de uma estação de transporte público.

Segundo a polícia, a bomba foi detonada por uma mulher que estava em um táxi, no qual viajavam outras três mulheres e um homem, que não tinham relação com ela.

O exército nigeriano se deslocou imediatamente até o local e isolou a área da explosão para facilitar o trabalho dos serviços de emergência.

Após várias semanas de pouca atividade, o Boko Haram voltou a realizar ataques no nordeste da Nigéria, onde matou cerca de 20 pessoas em diferentes atentados no mês de setembro.

O grupo terrorista sofreu várias derrotas desde que Nigéria, Chade, Camarões e Níger decidiram criar no ano passado uma força multinacional para coordenar uma ofensiva ao redor do lago Chade, uma área fronteiriça entre esses quatro países.

Nos mais de seis anos de conflito com as autoridades, os jihadistas assassinaram mais de 12 mil pessoas, segundo estimativas governamentais, mas outras fontes elevam este número para mais que o dobro. Além disso, mais de 2,5 milhões de pessoas tiveram que fugir de suas casas por causa do conflito.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos