Lavrov e Kerry comparecerão a reunião sobre a Síria no sábado na Suíça

Moscou, 12 out (EFE).- O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, participarão no sábado em Lausanne, na Suíça, de uma reunião internacional sobre a Síria, informou nesta quarta-feira a Chancelaria russa.

"Em 15 de outubro vai acontecer em Lausanne uma reunião dos chefes das diplomacias de Rússia e EUA, e dos de uma série de países-chave da região, para estudar novos passos para tentar chegar a uma solução para a crise na Síria", diz uma nota oficial do ministério russo.

Precisamente, Lavrov defendeu hoje em uma entrevista ao canal americano "CNN" que seja convocada com urgência uma reunião sobre a Síria em um formato muito menor que a última Assembleia Geral da ONU.

Lavrov chamou de uma "autêntica tragédia" a morte de civis em Aleppo, a segunda cidade mais importante da Síria, mas acrescentou que a postura dos EUA em relação à Frente al Nusra (antigo braço da Al Qaeda na Síria) desperta muitas suspeitas.

A reunião vai acontecer em meio à troca de acusações entre a Rússia e os países do Ocidente depois que Moscou vetou no último sábado, no Conselho de Segurança da ONU, o projeto de resolução patrocinado por França e Espanha, que propunha um cessar-fogo e a suspensão dos bombardeios aéreos em Aleppo.

O presidente russo, Vladimir Putin, acusou hoje a França de provocar intencionalmente o veto russo para "agravar a situação" e "atiçar a histeria anti-Rússia".

Kerry, por sua vez, sugeriu na semana passada que Moscou e Damasco tinham cometido crimes de guerra em Aleppo, e pediu a abertura de uma investigação a respeito, o que foi respaldado pela ONU e outras chancelarias ocidentais.

Putin garantiu que está disposto a abrir um corredor seguro para que os jihadistas abandonem Aleppo, como propunha o emissário da ONU, Staffan de Misutura, e para permitir o acesso à ajuda humanitária.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos