Homem acusado de ataques em Nova York e Nova Jersey se declara inocente

Nova York, 13 out (EFE).- O homem acusado pelos ataques com explosivos em Nova York e Nova Jersey em setembro, Ahmad Khan Rahami, se declarou inocente nesta quinta-feira.

Rahami, de origem afegã, está se recuperando dos ferimentos sofridos no dia de sua prisão, quando foi baleado. Por isso, a audiência de hoje foi realizada por videoconferência.

Os promotores denunciaram Rahami no último dia 21 de setembro, mas até hoje não tinha sido possível fazer a leitura formal das acusações porque ele estava inconsciente no hospital.

Rahami foi acusado de dez crimes, entre eles uso de armas de destruição em massa e de atacar com bombas locais públicos. Se condenado a pena máxima, o afegão pode pegar a prisão perpétua.

As autoridades afirmam que Rahami foi responsável pela explosão de uma bomba no bairro nova-iorquino de Chelsea no último dia 17 de setembro, que deixou 31 feridos, e da colocação de outra bomba a quatro quadras do primeiro ataque, que não foi detonada.

Além disso, o homem também é acusado pela explosão de outra bomba na cidade de Seaside Park, em Nova Jersey, no mesmo dia, e pela instalação de outros cinco artefatos perto da estação de trens de Elizabeth no dia seguinte.

Os promotores afirmaram que Rahami fez em agosto várias compras através do portal eBay de componentes necessários para a fabricação de bombas. Além disso, indicaram que recuperaram de um telefone celular de um parente do afegão um vídeo gravado dois antes antes do ataque em Chelsea, em que ele aparece queimando material explosivo em uma lata de lixo no jardim de um imóvel.

No momento da prisão, os agentes encontraram com Rahami papéis que citam referências à rede terrorista Al Qaeda, a Osama bin Laden e ao clérigo radical Anwar al Awlaki.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos