Imigrantes resgatados na Itália afirmam que 17 pessoas desapareceram no mar

Roma, 13 out (EFE).- A Cruz Vermelha da Itália informou nesta quinta-feira que resgatou 113 pessoas no Mar Mediterrâneo que estavam em uma barcaça que navegava à deriva e na qual, segundo os sobreviventes, havia 130 pessoas, por isso 17 delas estariam desaparecidas.

"Salvamos 113 pessoas que dizem que havia 130 quando zarparam. Infelizmente não encontramos nenhum corpo", escreveu a Cruz Vermelha da Itália no Twitter.

A organização explicou que os resgatados foram salvos nas últimas horas de ontem pelo rebocador "Phoenix", que presta serviço para a organização humanitária MOAS e para a Cruz Vermelha italiana.

De acordo com o testemunho dos sobreviventes exposto nessa mesma rede social pela organização italiana, uma mãe mencionou que tinha perdido seu filho de 3 anos, enquanto outro resgatado garantiu que fazia a viagem junto com outros cinco amigos.

Além disso, muitos dos resgatados apresentavam queimaduras na pele causadas pelo atrito de água salgada com a roupa, que ficou encharcada de combustível que vazou do motor, segundo a imprensa local.

O drama migratório é um dos maiores desafios enfrentados pela União Europeia há alguns meses e sua gestão é uma das questões que mais geram divisão entre os diferentes países comunitários.

A Itália reivindicou em diversas ocasiões que é preciso chegar a um acordo com os países do norte África, similar ao assinado com a Turquia, para conter o fluxo incessante de imigrantes para o litoral europeu, enquanto outros países, como a Áustria, exigem ferrenhos controles de segurança nas fronteiras europeias.

A Organização Internacional de Migrações (OIM) indicou recentemente que, nos últimos três anos, dez imigrantes morreram por dia afogados em sua tentativa fracassada de chegar à Europa pelo Mar Mediterrâneo.

Desde o início de outubro de 2013 até 4 de outubro deste ano, quase 11 mil pessoas desapareceram ou tiveram sua morte confirmada durante a travessia pelo Mediterrâneo, segundo os dados da OIM.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos