Caixão do rei Bhumibol é levado em procissão até o palácio real

Bangcoc, 14 out (EFE).- O caixão do rei Bhumibol da Tailândia chegou ao palácio real em uma caravana desde o hospital de Bangcoc, onde o monarca morreu ontem aos 88 anos, após um reinado de 70 anos.

O percurso durou 22 minutos e junto ao caixão desfilou o príncipe herdeiro, Vajiralongkorn, que liderava a comitiva diante de centenas de milhares de tailandeses que se posicionaram ao longo do percurso desde ontem à noite.

Os presentes, em sua maioria vestidos de preto e branco, as cores de luto, portavam retratos do monarca, balançavam bandeiras da Casa Real e choravam durante sua passagem.

"O rei é tudo para a Tailândia e as coisas que fez para o povo tailandês não podem ser descritas em palavras", declarou à Agência Efe com lágrimas nos olhos Noppador Thaveesri, de 28 anos.

O cortejo terminou com a colocação do caixão na sala do trono, onde Vajiralongkorn presidirá a cerimônia do banho do morto, o primeiro de uma longa série de rituais funerários que culminarão com a cremação em uma data ainda a ser decidida.

A multidão que assistiu à transferência começou a se dissipar logo depois de a caravana entrar no palácio real.

A transferência do caixão é o ato de mais destaque do primeiro dia de luto oficial, que durará um ano, pela morte do único rei que conheceram a maioria dos tailandeses.

Em todos os prédios oficiais a bandeira ondeia a meio mastro, tal como ordenou para todo um mês o primeiro-ministro, Prayut Chan-ocha, que ameaçou todos os funcionários a vestir preto durante o período de luto, que fixou em um ano.

Toda a imprensa do país publica hoje suas edições digitais e de papel utilizando apenas preto e branco, enquanto todas as televisões emitem a mesma programação: reportagens sobre o rei e o Diário Oficial da Casa Real.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos