Farc celebram decisão de prorrogação do cessar-fogo na Colômbia

Bogotá, 14 out (EFE).- As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) celebraram nesta sexta-feira o anúncio do presidente do país, Juan Manuel Santos, de prorrogar até o próximo dia 31 de dezembro deste ano o cessar-fogo bilateral.

"Estamos profundamente comprometidos com a paz e comovidos por todas as manifestações populares na Colômbia e no exterior que seguiram respaldando o processo de paz nas últimas semanas", afirmou o grupo guerrilheiro em comunicado divulgado no Twitter.

As Farc se pronunciaram depois de Santos ter anunciado ontem a extensão da trégua bilateral com as Farc, em vigor desde agosto. Na época, o Ministério da Defesa emitiu uma resolução regulamentando a medida que estava vigente até o dia 2 de outubro, dia no qual foi realizado um referendo para aprovar a paz entre as partes.

Como os colombianos rejeitaram o acordo no referendo, o presidente decidiu prorrogar até o dia 31 deste mês a resolução do cessar-fogo para evitar qualquer incidente armado entre as partes.

No comunicado, as Farc afirmaram que estão prontas e dispostas a colocar toda atenção na rodada de discussões sobre as últimas propostas entregues ao presidente a partir da próxima terça-feira.

"Com espírito patriótico, avaliaremos tudo o que é colocado, sempre priorizando e defendendo os interesses dos mais afetados e a dignidade do povo colombiano", acrescentaram as Farc em nota.

Depois da vitória do "não" no referendo convocado para que os colombianos se pronunciassem sobre o acordo assinado pelo governo e as Farc, Santos iniciou um diálogo nacional para ouvir as propostas dos críticos do pacto. De forma paralela, se multiplicaram pelo país as manifestações para exigir avanços para chegar à paz.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos