Furacão Nicole se afasta rápido das Bahamas rumo ao nordeste do Atlântico

Miami, 14 out (EFE).- O furacão Nicole, que se debilitou para categoria 1 após passar na quinta-feira pelas ilhas Bermudas, avança nesta sexta-feira rapidamente a caminho do nordeste do Atlântico gerando grandes ondas e ressaca ao longo do litoral leste americano e do Canadá.

Em seu boletim das 9h GMT (6h, em Brasília), o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA indicou que Nicole apresenta ventos máximos sustentados de 85 milhas por hora (140 km/h) e se desloca rapidamente rumo ao leste-nordeste do Atlântico a um velocidade de 21 milhas por hora (33 km/h).

Nicole, que ocasionou danos materiais, mas não gerou vítimas mortais em sua passagem pelas ilhas Bahamas, localizadas diante da costa leste americana, se encontra a 675 milhas (1.090 quilômetros) ao sul-sudeste de Halifax, em Nova Escócia (Canadá).

Os meteorologistas preveem que Nicole manterá hoje o rumo leste-nordeste e se debilitará nas próximas 12 ou 24 horas, "mas permanecerá como um poderoso ciclone no sábado".

O ministro de Segurança Nacional de Bermudas, Jeffrey Baron, disse que, de acordo com um balanço preliminar, Nicole não deixou mortos em sua passagem por este território britânico de ultramar situado na altura da Carolina do Norte (EUA) e com uma população de 70 mil pessoas.

O NHC informou que as "ressacas associadas a Nicole continuarão afetando as próximas 48 horas às Bermudas e a costa leste americana desde as Carolinas para o norte", e a costa canadense a partir de hoje.

Nicole castigou as Bermudas após a chegada ao sudeste dos EUA do furacão Matthew, que varreu a costa nordeste da Flórida e tocou terra no sábado passado com categoria 1 na Carolina do Sul.

Nos Estados Unidos, Matthew deixou pelo menos 35 mortos, segundo a imprensa local, mas é no Haiti onde os danos em vidas e materiais foram maiores, com centenas de vítimas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos