Ban Ki-moon chega ao Haiti para visitar áreas devastadas por furacão

Les Cayes (Haiti), 15 out (EFE).- O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, chegou neste sábado ao Haiti, para se reunir com autoridades do país e visitar as zonas mais afetadas pela passagem do furacão Matthew.

O sul-coreano deverá viajar para Les Cayes, no sul do país, um das regiões que teve mais danos, assim como a sudeste.

Ban Ki-moon deverá visitar uma escola que serve de abrigo para cerca de 200 pessoas. Por todo o Haiti, centenas de instalações provisórias foram montadas para receber quem perdeu tudo por causa da devastação causada pelo Matthew.

Um dos temas que o secretário-geral da ONU tratará com as autoridades locais será o do alerta feito antes da chegada do furacão, o que permitiu que muitas vidas fossem salvas, disse uma fonte haitiana à Agência Efe.

Depois da viagem para Les Cayes, Ban deverá conceder uma entrevista coletiva no aeroporto da capital do país, Porto Príncipe.

Ontem, a Defesa Civil do Haiti divulgou que o Matthew causou 546 mortes, deixou 128 pessoas desaparecidas outras 175 mil desabrigadas. Órgãos de resgate, três dias antes da passagem do furacão, garantiam que os mortos passavam dos 800.

Por causa da tragédia, a ONU divulgou um alerta de alta de cólera. A organização, além disso, vem pedido doações em dinheiro para conseguir US$ 9 milhões (R$ 28,6 milhões) para ajudar a realizar operações de recuperação no país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos