Ex-presidente uruguaio Jorge Batlle apresenta "melhora", mas segue grave

Montevidéu, 15 out (EFE).- O ex-presidente uruguaio Jorge Batlle apresentou uma "leve melhora" e está "estável" dentro da gravidade de seu estado de saúde, depois ter sido operado de urgência após sofrer uma queda e bater a cabeça, informou o deputado e sobrinho neto do político José Amorín.

"Do momento em que foi internado até hoje, sua situação é grave, mas menos grave do que no início. Posterior à cirurgia, teve uma leve melhora e passou as 24 horas seguintes de maneira estável", indicou o senador do Partido Colorado.

Batlle, de 88 anos e que foi presidente do Uruguai entre 2000 e 2005, sofreu uma queda na sexta-feira e bateu a cabeça enquanto estava na cidade de Tacuarembó, ao norte do país.

Amorín afirmou que o ex-presidente continua em "coma induzido" e que se está à espera de como progredirá seu estado de saúde, para a medicação ser reduzida.

Batlle foi submetido hoje de manhã a uma tomografia, conforme informou a equipe médica do Hospital de Tacuarembó, onde ele está internado, em entrevista coletiva. Segundo o jornal "El País", Abel Vega, que faz parte da equipe que atende a Batlle, indicou que a tomografia "mostra que o coágulo produzido pela queda desapareceu, mas apareceram contusões que cresceram de sexta-feira para hoje".

"Mas comprovamos que o cérebro funciona bem", esclareceu.

O diretor do centro médico, Ciro Ferreira, informou que eles continuam "fazendo de tudo para sustê-lo vivo".

"Descartamos indícios de outros coágulos formados, mas seriam pequenos. Ele segue grave e continuaremos monitoramentos" ressaltou Ferreira.

Segundo ele, "a operação foi bem-sucedida, do ponto de vista cirúrgico", embora sua idade e a medicação que tomava por uma operação anterior complicam sua evolução.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos