Maduro se reúne com ex-chefe do governo espanhol "para avançar no diálogo"

Caracas, 15 out (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, se reuniu neste sábado com o ex-chefe do governo da Espanha José Luis Rodríguez Zapatero em Caracas "para avançar no diálogo" com a oposição, informou a ministra das Relações Exteriores venezuelana, Delcy Rodríguez, através de sua conta no Twitter, em uma mensagem publicada junto a duas fotos do encontro.

Em uma das imagens, o prefeito do município de Libertador, Jorge Rodríguez, irmão de Delcy, aparece ao lado de Maduro e Zapatero.

Zapatero é mediador no processo de diálogo que o governo da Venezuela tenta promover com seus opositores, junto aos ex-presidentes da República Dominicana Leonel Fernández e do Panamá Martín Torrijos, com o apoio da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

Ontem, o presidente venezuelano anunciou em um ato público que o político espanhol chegaria ao país e que eles teriam reuniões, mas não deu detalhes da agenda destes encontros.

Nas últimas semanas, o ex-presidente espanhol viajou várias vezes à capital venezuelana tentando mediar e fazer com que os opositores aceitem sentar-se à mesa com o governo venezuelano, no entanto, até o momento, não foram divulgados avanços desse processo.

Maduro disse ontem que está pronto para dialogar "até mesmo como o diabo" se necessário for pelo bem de seu país, mas os opositores se negaram a ir a essas conversas sem que antes sejam cumpridas algumas condições, tais como a ativação do referendo para revogar o mandato presidencial.

Esta reiteração do convite ao diálogo de Maduro acontece em um momento de tensão política e institucional entre ambos os lados e no marco de uma severa crise econômica e social.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos