Rebeldes afirmam que cidade de Dabiq ainda não está totalmente cercada

Beirute, 15 out (EFE).- A cidade de Dabiq, um dos redutos do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) na província de Aleppo, no norte de Síria, ainda não está totalmente cercada, como informaram alguns ativistas neste sábado, segundo fontes dos grupos rebeldes que participam da batalha.

O porta-voz da Divisão Al Hamza, Mayed al Halabi, cuja organização pertence ao Exército Livre Sírio (ELS), disse à Agência Efe pela internet que Dabiq está sitiada por três lados, mas que o cerco ainda não foi fechado no sul.

Halabi confirmou que os insurgentes assumiram o controle das populações de Al Geilania e Arshaf, assim como da região das chamadas Fazendas Kuwaitianas, situadas a sudeste de Dabiq.

O coronel Ahmad Ozman, comandante da brigada Sultan Murad, explicou por sua vez à Efe por telefone que Dabiq, efetivamente, só está sitiada por três lados.

"Amanhã começaremos uma nova etapa da ofensiva e iniciaremos a batalha para tomar Sauran (a oeste de Dabiq)", disse Ozman.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH) informou hoje que os insurgentes, que contam com apoio da aviação e de tanques turcos, tinham cercado completamente Dabiq e tinham interrompido as vias de comunicação entre esta cidade, Sauran e outras áreas próximas controladas pelos jihadistas.

Dabiq foi conquistada pelo EI em agosto de 2014, serviu de cenário para alguns de seus vídeos e dá nome à revista publicada em inglês mensalmente pelo grupo.

Para o EI, Dabiq é uma das cidades mais importantes devido a sua simbologia religiosa, pois o grupo acredita em uma profecia segundo a qual a "batalha decisiva" entre muçulmanos e "infiéis" se desenvolverá nela e que o dia do Juízo Final chegará com a vitória dos primeiros.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos