Brics agradecem Ban e cumprimentam Guterres por Secretária-Geral da ONU

Panaji (Índia) 16 out (EFE).- Os países-membros dos Brics manifestaram neste domingo seu agradecimento ao coreano Ban Ki-moon por seu desempenho à frente da Secretaria-Geral das Nações Unidas, e cumprimentaram a chegada ao cargo do português António Guterres.

"Expressamos nossa gratidão ao secretário-geral da ONU Ban Ki-moon por sua contribuição às Nações Unidas durante os últimos dez anos", indicaram os Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) na declaração de Goa, assinada hoje nesse estado indiano no encerramento da 8ª cúpula do bloco.

"Felicitamos António Guterres por sua nomeação (...) e expressamos nosso apoio e nossa vontade de trabalhar com ele de maneira estreita", acrescentaram os países.

Os Brics aproveitaram para mostrar sua satisfação pelas medidas "essenciais" adotadas para a nomeação do secretário-geral mais "transparente e inclusivo".

As Nações Unidas designaram na última quinta-feira por aclamação dos 193 Estados-membros o ex-primeiro-ministro português Guterres como seu próximo secretário-geral, um cargo que ele começará a exercer a partir de 1º de janeiro, por um período de cinco anos.

A 8ª cúpula de chefes de Estado e de governo dos Brics terminou hoje na Índia com pedidos para intensificar a atividade comercial e institucional entre os países do bloco e para redobrar os esforços em matéria de luta contra o crime e o terrorismo.

Os países dos Brics contam com cerca de 43% da população mundial; 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do planeta, e 17% do comércio global.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos