Manifestantes se vestem de palhaço na Nicarágua para protestar contra Ortega

Manágua, 16 out (EFE).- Uma peregrinação que contou com a participação de centenas de pessoas, algumas delas vestidas de palhaço, foi realizada neste domingo na Nicarágua, como forma de protesto contra a disputa eleitoral, em que o presidente, Daniel Ortega, tentará o quarto mandato no mês que vem.

O ato convocado contra o "circo eleitoral", começou na cidade de Diriamba e, após três quilômetros de caminhada, foi encerrado no município de Jinotepe, distante cerca de 60 quilômetros da capitao do país, Manágua.

Os manifestantes se opõem ao governo de Ortega, e são especialmente críticos a intenção do líder de tentar o quarto mandato, terceiro consecutivo, agora, com a mulher, Rosario Murillo, compondo chapa, como vice.

"Não ao circo eleitoral", "Pela democracia e dignidade", Não à farsa", foram algumas das palavras de ordem mais recorrentes durante a peregrinação.

Atos similares aconteceram na cidade de León, no noroeste do país, informaram os organizadores, membros da Frente Ampla pela Democracia e do Movimento Renovador Sandinista (MRS).

Os opositores do governo nicaraguense estão convocando uma "abstenção ativa" nas eleições, em que os eleitores além de não irem votar, expressem os motivos publicamente.

Os grupos contrários a Ortega alegam que, desde 2008, o Conselho Supremo Eleitoral beneficia o governo, garantindo que os pleitos no país não são livres e transparentes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos