Partido que está no poder há 25 anos em Montenegro vencerá eleições, diz ONG

Belgrado, 16 out (EFE).- O Partido Democrático dos Socialistas, do primeiro-ministro, Milo Djukanovic, que está no poder há 25 anos, venceu neste domingo as eleições gerais em Montenegro, segundo as primeiras estimativa da ONG Centro Monitoring (CEMI).

Segundo esses dados, não-oficiais, a sigla teria obtido 40,7% dos votos, sem alcançar a maioria absoluta no Parlamento. Logo atrás ficou o pró-russo Frente Democrática, com 21%, seguido da coalizão moderada Kljuc, com 10,7%.

Um primeiro cálculo apontaria para a conquista de 38 cadeiras do partido de Djukanovic. A conservadora Frente Democrática ficaria com 20, enquanto a Kljuc, composta por três partidos europeístas, teria dez.

Em seguida, aparecem a legenda de centro Demokrate, com 9,7% dos votos, o Partido Social-Democrata, com 4,8%. O Social-Democratas de Montenegro, que no começo do ano encerraram aliança de duas décadas com o partido do primeiro-ministro, teria 3% dos votos.

Além disso, haveria no Parlamento de Podgorica vários partidos de minorias étnicas.

A participação do eleitorado no pleito deste domingo foi de 71,98%, superando em 1,5% a das eleições de quatro anos atrás.

Ontem, 20 cidadãos sérvios foram detidos em Montenegro, segundo a promotoria local, por planejar ataques a pessoas e inclusive, ao Parlamento, com intuito de influenciar no resultado do pleito. A oposição e alguns membros do governo colocaram em dúvida a acusação.

O ministro do Interior, Goran Danilovic, integrante do Kljuc, negou que tenha recebido da polícia qualquer informação oficial sobre os detidos. Além disso, pediu que a população não se concentre nas ruas para esperar o resultado da apuração, evitando qualquer possibilidade de tumulto.

Durante a campanha, o primeiro-ministro, Milo Djukanovic, se apresentou como única garantia para a estabilidade do país, advertindo que nestas eleições, será escolhido se Montenegro será futuro membro da União Europeia e Otan, ou uma "colônia" da Rússia. EFE

sn-as/bg

(foto)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos