Polícia Federal iraquiana termina sua mobilização para ofensiva contra Mossul

Mossul (Iraque), 16 out (EFE).- A Polícia Federal do Iraque terminou neste domingo a mobilização de suas unidades na cidade de Al Qayara, que fica ao sul de Mossul, em sua preparação para a ofensiva que tem como objetivo expulsar o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) desta última.

Segundo informou à Agência Efe o comandante dessas forças, o marechal Raid Shaker Yaudat, as forças da polícia contam com o apoio de unidades de artilharia e mísseis do Ministério do Interior iraquiano.

Desde a semana passada, as forças iraquianas apoiadas pela aviação da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos vêm fazendo seus últimos preparativos para iniciar a ofensiva para libertar Mossul, o último bastião do Estado Islâmico no Iraque.

A cidade, a segunda mais importante do país, foi capturada pelos extremistas quando estes invadiram o Iraque em junho de 2014 e conquistaram grandes áreas no norte e no centro do país.

Desde então, e principalmente este ano, o EI foi perdendo parte dos territórios que controlava e a maior parte das cidades importantes, sendo Mossul seu domínio mais valioso na atualidade. EFE

ya/rpr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos