Rebeldes apoiados por Turquia já controlam área de 2 mil quilômetros na Síria

Cairo, 16 out (EFE).- Os rebeldes sírios apoiados pelas tropas da Turquia já controlam cerca de 2 mil quilômetros de território dentro da província de Aleppo, no norte da Síria, desde que iniciaram a ofensiva contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) no dia 24 de agosto.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH) informou que este avanço se deu depois que o EI abandonou as localidades de Sauran, Dabiq e Ehtimilat, 24 horas depois do início da grande operação insurgente contra o EI para libertar Dabiq.

Além disso, os rebeldes tomaram o controle da aldeia de Hur al Nahr, próxima da cidade de Marea, depois que avançaram ontem na região situada entre as localidades de Ekhtarin e Marea, e conseguiram pôr fim ao cerco do EI sobre esta última, considerada um reduto dos insurgentes no norte de Aleppo.

Com esses progressos, as facções rebeldes que contam com apoio militar turco controlam cerca de 2.000 quilômetros de território no triângulo formado pelas localidades de Jarabulus, Marea e Ezaz.

Os combatentes do EI começaram a deixar Dabiq durante a noite passada e se transferiram para outras áreas sob seu controle no nordeste da província de Aleppo, depois que os rebeldes iniciaram ontem a ofensiva.

A agência de notícias turca "Anadolu" confirmou por sua vez que as milícias rebeldes sírias, reunidas sob a sigla do Exército Livre da Síria (ELS) e apoiadas pela Turquia, tomaram Dabiq e expulsaram o EI.

A "Anadolu", que cita como fontes dirigentes do ELS, afirmou que as forças rebeldes tomaram as localidades de Dabiq e Sauran.

Dabiq fica a aproximadamente 15 quilômetros da fronteira turca e foi conquistada pelo EI em agosto de 2014. A cidade serviu de cenário para alguns vídeos do grupo e, inclusive, dá nome à revista publicada mensalmente em inglês pelo grupo.

A organização terrorista acredita em uma profecia atribuída a Maomé segundo a qual a "grande batalha" entre os muçulmanos e os "infiéis" se desenvolverá em Dabiq e o dia do Juízo Final chegará com a vitória dos primeiros.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos