Americana Rose Gottemoeller assume como vice-secretária-geral da Otan

Bruxelas, 17 out (EFE).- A americana Rose E. Gottemoeller tomou nesta segunda-feira posse do cargo de vice-secretária-geral da Otan, que até agora era ocupado pelo também americano Alexander Vershbow, informou a aliança militar em comunicado.

Assim, Gottemoeller assume o segundo posto de maior categoria civil da Otan depois do secretário-geral, que atualmente é o ex-premiê norueguês Jens Stoltenberg.

Antes de assumir o cargo na Otan, Gottemoeller foi subsecretária para o Controle de Armas e Segurança Internacional do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, posto no qual assessorava o secretário de Estado sobre controle de armas, não-proliferação e assuntos político-militares, detalhou a aliança militar na nota.

Além disso, Gottemoeller foi secretária de Estado assistente para o escritório de Controle de Armas, Verificação e Conformidade, e foi negociadora-chefe do novo Tratado Estratégico para a Redução de Armas (Start) com a Rússia.

Antes de entrar no Departamento de Estado americano em 2000, Gottemoeller ocupou cargos de primeiro escalão no Departamento de Energia dos EUA, assim como no centro Carnegie de Moscou e no Instituto Internacional de Estudos Estratégicos de Londres.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos