Rebeldes sírios preparam ofensiva contra o EI em Al Bab após tomada de Dabiq

Beirute, 17 out (EFE).- Os rebeldes sírios apoiados pelas forças da Turquia estão preparando uma ofensiva contra a cidade de Al Bab, que é controlada pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI), após a tomada ontem da população de Dabiq, na província de Aleppo, no norte da Síria.

O coronel Ahmad Ozman, comandante da brigada Sultão Murad que participa das operações militares contra os radicais em Aleppo, explicou nesta segunda-feira à Agência Efe por telefone que os combatentes estão fazendo os últimos preparativos para avançarem rumo ao sul.

"Após a vitória de ontem em Dabiq, Ehtimalat, Sauran e Telalin, há preparativos para uma nova batalha em direção ao sul, esperamos que em algumas horas comece a ofensiva para libertar algumas populações rumo ao sul, no caminho para Al Bab", disse Ozman.

A brigada Sultão Murad é integrada, sobretudo, por combatentes turcomanos, uma minoria de língua turca, e realiza ações contra o EI no norte de Aleppo ao lado de outros grupos rebeldes sírios desde agosto.

O porta-voz da Divisão Al Hamza, Mayed al Halabi, cuja facção faz parte do Exército Livre Sírio (ELS) e participa da operação, confirmou à Efe pela internet que o próximo alvo será a cidade de Al Bab no leste de Aleppo.

Para isso, contam com o apoio de aviões e carros de combate turcos que integram a operação "Escudo do Eufrates", que, segundo o governo turco, não luta apenas contra o EI, mas também contra o avanço das milícias curdo-sírias.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos