Viggo Mortensen critica "terrível" disputa eleitoral dos EUA

Roma, 17 out (EFE).- O ator Viggo Mortensen criticou nesta segunda-feira, em Roma, a atual disputa eleitoral para a presidência dos Estados Unidos, que classificou como "terrível" e "péssima" e disse ser a pior da qual se lembra.

"A campanha é terrível. Desta vez, a eleição é péssima, é a pior versão de uma disputa presidencial que eu me lembro", afirmou em entrevista coletiva na Festa do Cinema de Roma, na qual concorre com o filme "Capitão Fantástico".

Na opinião do diretor do filme, Matt Ross, "é deprimente ver sexistas, racistas e sem nenhum tipo de capacidade" na posição de candidato presidencial, em alusão ao representante do Partido Republicano na disputa, Donald Trump.

"Ele não deveria estar nessa posição, e o fato de que alguém pode votar nele me deixa desconcertado", ressaltou Ross.

A corrida eleitoral americana também foi comentada na quinta-feira passada em Roma por outro ator americano, Tom Hanks, que ao ser questionado pela imprensa disse que as eleições são um "festival de m...".

"Não sei se é possível dizer isso diante de tantos jornalistas, mas as eleições de 2016 nos Estados Unidos são um festival de m...", afirmou o ator.

Mortensen, que está em Roma para apresentar o mais recente filme de Ross, interpreta Ben, um pai que educa os seis filhos à margem da sociedade e em contínuo contato com a natureza, em uma floresta dos Estados Unidos.

Ben precisará abandonar o isolamento e retornar à cidade, onde enfrentará problemas e situações que os filhos desconhecem totalmente, o que o obrigará a refletir sobre a ideia de liberdade que até então tinha defendido com o estilo de vida alternativo.

O ator afirmou que "Capitão Fantástico" é "um dos roteiros mais belos" que leu nos últimos anos e revelou que se interessou no personagem principalmente "pela viagem emocional que completa" durante a trama.

"Não penso no orçamento do filme. Em geral, nunca penso no gênero, no sistema das estrelas, em dinheiro. Quero pertencer a histórias que eu gostaria de ver no cinema", comentou.

"Capitão Fantástico" está presente na Seleção Oficial do evento, que terminará no dia 23 de outubro com a cerimônia de entrega do Prêmio do Público a algum dos 44 filmes da competição.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos