Cessação de bombardeios russos e sírios em Aleppo é boa vontade, diz Lavrov

Moscou, 18 out (EFE).- O ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, disse nesta terça-feira que a cessação dos bombardeios e operações por parte das forças aéreas russas em Aleppo é "um gesto de boa vontade" para tratar de separar a oposição moderada dos terroristas.

"A cessação do fogo entrou em vigor. A cessação dos voos da aviação russa e síria é um gesto de boa vontade com o desejo de que a pausa anunciada possa ser utilizada para que, finalmente, a Frente al Nusra e grupos similares se separem dos outros que são armados, apoiados e equipado pelos Estados Unidos, países europeus e outros da região", afirmou.

Precisamente, Lavrov, que fez estas declarações em entrevista coletiva junto ao ministro das Relações Exteriores paraguaio, Eladio Loizaga, antecipou que na quarta-feira em Genebra se reunirão especialistas militares da Rússia e EUA para tratar este tema.

"Isto (separar os jihadistas dos grupos opositores) nos o prometeram há muito tempo, em fevereiro deste ano, pelo menos, mas nada foi feito por diversos motivos", lembrou.

O chefe da diplomacia russa pediu também à oposição armada síria que assine o mais rápido possível o acordo de cessação do fogo, em virtude da iniciativa russo-americano.

Por sua vez, Lavrov advertiu que existe o risco de que as forças do Estado Islâmico que estão sendo bombardeadas pela coalizão liderada pelos EUA na cidade iraquiana de Mossul possam se dirigir à Síria.

Nesta manhã, o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, anunciou que a Força Aérea russa e o Exército sírio cessavam suas operações em Aleppo para uma trégua humanitária a partir do dia 20 de outubro.

O Estado-Maior do Exército russo anunciou que o objetivo dessa "pausa humanitária" é permitir a saída dos civis e também dos combatentes dessa cidade síria.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos