Coalizão e exército iraquiano bombardeiam áreas ao nordeste de Mossul

Jazer (Iraque), 18 out (EFE).- A aviação iraquiana e da coalizão internacional continuaram bombardeando nesta terça-feira posições do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) diante de Jazer, cerca de 17 quilômetros ao nordeste da cidade de Mossul, no segundo dia da operação militar para libertar essa cidade.

Grandes colunas de fumaça são vistas sobre as populações de Bartala e Al Hamdaniya, situadas nessa zona e em mãos dos jihadistas, segundo a Agência Efe constatou.

As forças curdas "peshmergas", as principais na frente de Jazer, estão acossando o EI na cidade de Bartala, segundo fontes curdas, que apontaram que o ataque é realizado desde a vizinha Basejra.

Basejra é um dos povos da região de Al Hamdaniya conquistados ontem pelas forças iraquianas e curdas durante o primeiro dia de ofensiva para libertar Mossul.

O EI já foi expulso de mais de dez localidades nesta região e ao sul de Mossul, onde fica outra frente de combate.

Nessa frente sulista, as tropas iraquianas têm agora como objetivo a população de Al Zawiya, que pretendem cercar como passo prévio ao ataque à comarca de Al Shura, uma das fortificações do EI.

O início da operação militar sobre Mossul foi anunciado na madrugada da segunda-feira pelo primeiro-ministro iraquiano, Haider al Abadi, que prometeu restabelecer a estabilidade na segunda cidade mais importante do Iraque, em mãos dos jihadistas desde junho de 2014.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos