Poroshenko pede que não se crie expectativas para cúpula da Ucrânia em Berlim

Copenhague, 18 out (EFE).- O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, pediu nesta terça-feira que não se crie expectativas "muito altas" sobre a cúpula que acontece amanhã em Berlim sobre a situação no leste de seu país, que foi convocada pela chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e que também contará com os líderes de Rússia e França.

"Estou muito otimista sobre o futuro da Ucrânia, mas não sobre amanhã, mas gostaria muito de sair de lá com uma surpresa", disse hoje Poroshenko em entrevista coletiva conjunta em Oslo, a capital da Noruega, com a primeira-ministra deste país, Erna Solberg.

Poroshenko acusou a Rússia de não cumprir com os acordos de Minsk de fevereiro de 2015 e de manter tropas e armamento na região, os quais deve retirar para acabar com o conflito, além de devolver o controle das fronteiras à Ucrânia.

O líder ucraniano negou que existam problemas internos em seu país, apontou a Rússia como única culpada da situação e garantiu que a região de Donbass está pronta para realizar eleições "livres e justas" quando terminar o conflito militar.

O governo alemão tinha anunciado horas antes em comunicado que os líderes de Alemanha, França, Ucrânia e Rússia tinham acordado realizar em Berlim uma cúpula de chefes de Estado e de governo no denominado formato da Normandia, que inclui os quatro países.

O objetivo desta reunião, convocada formalmente por iniciativa de Merkel, é "avaliar a implementação dos acordos de Minsk desde o último encontro" neste formato no mais alto nível, realizado em 2 de outubro do ano passado em Paris, e "discutir medidas adicionais".

Poroshenko, que se encontra em visita oficial na Noruega para fortalecer as relações políticas e comerciais entre os dois países, participará de um almoço no Palácio Real norueguês e pela noite será recebido de novo na residência da primeira-ministra.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos