Projeto para melhorar eficiência de painéis solares ganha prêmio

Rio de Janeiro, 17 out (EFE).- Um projeto para melhorar a eficiência dos painéis solares em temperaturas elevadas, desenvolvido por uma universidade, ganhou nesta segunda-feira o Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável.

O vencedor do prêmio, que este ano chega a sua oitava edição, foi o pesquisador Henrique Hipólito, da Universidade Federal de Santa Catarina.

O projeto consiste em um sistema hidráulico, que será instalado na parte traseira do painel solar e que ajuda a refrigerar o aparelho.

Hipólito explicou à Agência Efe que os painéis solares perdem eficiência em altas temperaturas, por isso este projeto pode ajudar a melhorar seu rendimento e a produção de energia, especialmente em países tropicais, e, além disso, tem a vantagem de ser capaz de aquecer a água.

De acordo com o estudo realizado por Hipólito, a geração de energia pode aumentar 4,8% em relação aos sistemas convencionais.

O prêmio, concedido pela construtora Odebrecht, também agraciou outros quatro projetos de desenvolvimento sustentável desenvolvidos por universidades brasileiras.

Um deles, realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais, desenvolveu um inovador sistema de tratamento de resíduos orgânicos.

A Universidade Católica de Pernambuco foi reconhecida por um detergente biodegradável que se pode usado para dispersar os combustíveis que sejam derramados nos oceanos em acidentes petrolíferos.

Também foi premiado um projeto de produção para produzir "eteno verde", um plástico gerado a partir de micro-ondas sem a necessidade de gerar gases, desenvolvido pelo Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia.

A Universidade de São Paulo foi reconhecida pela reutilização de água para a produção de argamassa em obras onde as tuneladoras são utilizadas.

O Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável foi criado em 2008 com o objetivo de reconhecer e incentivar projetos de engenharia com uma perspectiva ambiental desenvolvidos por estudantes universitários.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos