Tufão Sarika toca terra na ilha meridional chinesa de Hainan

Pequim, 18 out (EFE).- O tufão Sarika tocou terra nesta terça-feira na ilha meridional chinesa de Hainan, afetada por fortes chuvas e ventos e onde foram cancelados centenas de voos.

Sarika, o 21° tufão do ano e com ventos de até 162 km/h no olho, alcançou a cidade de Hele, na citada ilha, às 9h50 local (23h50, de Brasília), segundo o escritório meteorológica de Hainan.

Pelo menos 465 mil pessoas das zonas de mais risco da ilha tiveram que ser realocadas, publica hoje o "Hainan Daily", delas 13,7 mil de Hele, precisa a agência oficial "Xinhua".

Nos dois aeroportos de Hainan, o aeroporto internacional de Meilan, situado em Haikou, a capital, e o de Fenghuang, mais de 460 voos tiveram que ser hoje cancelados.

Os serviços ferroviários suspenderam desde ontem suas atividades e alguns veículos começaram a encontrar estradas bloqueadas pela tempestade desde segunda-feira.

O diretor do escritório meteorológico de Hainan, Cai Qinbo, predisse que as perdas provocadas pelo tufão serão "sérias", já que estimou que será o tufão mais "poderoso e destrutivo" em Hainan em uma década, recolhe "Xinhua".

Deste modo, foram suspensas as aulas em creches e escolas de primária e ensino médio em oito condados da ilha, e alguns enclaves turísticos foram fechados ao público, com pelo menos 1,6 mil turistas sem poder sair da ilha.

As autoridades advertiram a residentes e turistas que não pratiquem trekking e nem vão às praias, e pediram a trabalhadores dos setores de pesca e agricultura que tomem precauções.

Os efeitos do tufão igualmente são sentidos, embora com menos força, na províncias meridionais chinesas de Cantão, Guangxi, Hunan e Jiangxi.

Há apenas um mês, o supertufão Meranti, o mais forte do ano no mundo, deixou pelo menos 29 mortos entre China e Taiwan, 15 desaparecidos e dezenas de feridos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos