Forças iraquianas entram em Al-Hamdaniya, perto de Mossul

Jazer (Iraque), 19 out (EFE).- As Foças Especiais do Iraque (ISOF) entram nesta quarta-feira na cidade de Al-Hamdaniya, o principal núcleo comarca homônima, no marco de sua ofensiva para expulsar os jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI) de Mossul.

A parte mais ao norte da cidade já está sob o controle das tropas governamentais, informou à Agência Efe o prefeito de Al-Hamdaniya, Nisan Karroni, que não informou sobre vítimas no conflito. A cidade, situada 27 quilômetros ao leste de Mossul, é o coração de uma comarca composta por cerca de 50 povoados, a maioria já arrebatado do EI nos primeiros dois dias de operações militares.

Karroni espera que os extremistas sejam definitivamente expulsos da cidade nas "próximas horas".

As posições do EI nessa comarca, atacada a partir de Jazer, são alvo, além disso, dos bombardeios da aviação iraquiana e da coalizão internacional.

Soldados americanos chegaram hoje à base que as forças curdas "peshmergas" possuem no monte de Ain el Safra, em Jazer, desde onde foram lançados também vários aviões não tripulados, conforme constatou a Efe.

Antes da chegada do EI, Al Hamdaniya era o maior núcleo cristão da província de Ninawa, cuja capital é Mossul, com 80% da população professando este credo. Também viviam na região árabes sunitas e membros das minorias religiosas shabak e kakaia, que também sofreram com a perseguição dos extremistas do EI.

O início da operação militar sobre Mossul foi anunciado na madrugada de segunda-feira pelo primeiro-ministro iraquiano, Haider al Abadi, que prometeu retomar a estabilidade na segunda maior cidade do Iraque, nas mãos dos jihadistas desde junho de 2014.

Por sua vez, o presidente americano, Barack Obama, disse ontem que está confiante que o EI será "derrotado" em Mossul, apesar de ter admitido que a batalha será "difícil".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos