Primeiro grupo de deslocados chega a acampamento após ofensiva contra Mossul

Hassan Shami (Iraque), 19 out (EFE).- Um primeiro grupo de 250 pessoas chegou nesta quarta-feira ao acampamento de Digaba, na província de Ninawa, no norte do Iraque, após deixarem seus lares devido à ofensiva contra o Estado Islâmico (EI) na cidade de Mossul.

O responsável pela coordenação do governo de Erbil, no Curdistão iraquiano, Sartib Khaled, disse à Agência Efe que o grupo morava na região de Jazer, a cerca de 17 quilômetros de Mossul, e uma das frentes de batalha entre as tropas governamentais e os jihadistas.

Vários acampamentos estão sendo construídos perto de Dibaga para receber mais de 10 mil famílias que possivelmente fugiram dos combates. Segundo Khaled, o primeiro grupo chegou "moralmente destroçado" após dois anos de domínio do EI. Por esse motivo, o local contra com um centro de apoio psicológico.

Tropas iraquianas lançaram hoje, a partir de Jazer, uma operação para recuperar o controle da cidade de Al Amdaniya, a principal da província de mesmo nome, região em que já controlam a parte sul.

As agências humanitárias da ONU alertaram ontem que a batalha para libertar Mossul poderia provocar uma "catástrofe" e a "mais longa e complexa situação humanitária" do próximo ano.

Tanto a Organização Internacional das Migrações (OIM) como a Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) indicaram que centenas de milhares de pessoas deixarão Mossul durante a campanha milhar. A previsão é que o novo conflito provoque 1 milhão de deslocados internos ou refugiados.

O início da operação militar contra Mossul foi anunciado na madrugada de segunda-feira pelo primeiro-ministro do Iraque, Haider al Abadi, que prometeu restabelecer a estabilidade na segunda cidade mais importante do país, controlada pelo EI desde junho de 2014.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos