Putin decide trocar ministro dos Esportes, mas mantém Vitaly Mutko no governo

Moscou, 19 out (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, substituiu nesta quarta-feira o ministro dos Esportes, tirando da função Vitaly Mutko, apontado como principal responsável pelo esquema de doping que acabou tirando parte da delegação do país dos Jogos do Rio de Janeiro, neste ano.

O novo titular da pasta será o atual vice-ministro, Pavel Kolobkov, que foi campeão europeu, mundial e olímpico na esgrima.

Mutko, que comandava o ministério desde 2008, não deixará o governo, no entanto, pois assumirá a função de vice-primeiro-ministro para assuntos relacionados a esportes, turismo e juventude.

Além disso, o homem-forte de Putin seguirá a frente da União de Futebol da Rússia.

A princípio, Kolobkov ficará encarregado por supervisionar a organização da Copa das Confederações de 2017 e da Copa do Mundo de 2018.

Aliado de Putin há 25 anos e ex-presidente do Zenit São Petersburgo, Mutko foi muito criticado nos últimos meses fora da Rússia, por causa das acusações da existência de um esquema estatal de doping.

O agora ex-ministro, no entanto, não foi acusado pelo relatório independente da Agência Mundial Antidoping (WADA), mas é mencionado no documento que responsabiliza as autoridades e o serviço secreto do país de envolvimento no caso.

A demissão de Mutko, que se diz inocente, chegou a ser exigido insistentemente por Estados Unidos e Reino Unido, além da WADA, assim como por dirigentes de federações internacionais de modalidadese associações de atletas.

A saltadora com vara Yelena Isinbayeva atacou as autoridades esportivas da Rússia, incluindo o então ministro, de não defender os devidamente os integrantes da equipe de atletismo, que acabou banida dos Jogos.

Diante da má imagem do aliado, Putin chegou a criar uma comissão independente de combate ao doping, liderada pelo membro mais velho do Comitê Olímpico Internacional (COI), Vitaly Smirnov.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos