Iraque diz que libertação de Mossul está indo "mais rápido do que o previsto"

Paris, 20 out (EFE).- O ministro das Relações Exteriores do Iraque, Ibrahim al Jaafari, afirmou nesta sexta-feira que a libertação da cidade de Mossul das do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) está indo "mais rápido do que o previsto".

Em reunião internacional realizada em Paris sobre este assunto, Jaafari agradeceu os esforços das forças presentes no combate, entre elas o Exército iraniano, os "peshmergas" curdos e outras milícias locais, que possibilitaram até agora o rápido desenvolvimento das operações.

"Mossul, a segunda cidade maior do Iraque depois de Bagdá, foi palco de execuções coletivas de jovens, mulheres, adultos", acrescentou Jaafari, em presença do ministro das Relações Exteriores francês, Jean-Marc Ayrault, que se disse convencido de que a batalha "será vencida".

Segundo seu colega iraquiano, não se deve confiar se finalmente a batalha em Mossul será vencida, pois alertou que "o terrorismo não conhece fronteiras", por isso que "é preciso combatê-lo internacionalmente" e em coordenação.

O ministro francês insistiu em que o primordial é "proteger a população civil" de Mossul e, como seu colega iraquiano, destacou a importância de reconstrução da cidade, reduto do EI durante os dois últimos anos.

Além disso, o chanceler francês agradeceu o compromisso das autoridades iraquianas para "pôr em prática as reformas rumo à reconciliação nacional".

Para o ministro francês, esta vitória em Mossul dará "esperança à população".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos