Trump insiste em muro, e Hillary diz que não haverá fronteiras abertas

Las Vegas (EUA.), 19 out (EFE).- O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, insistiu nesta quarta-feira, durante o último debate presidencial, em Las Vegas, na construção de um muro que separe Estados Unidos e México, enquanto a rival democrata, Hillary Clinton, disse que não haverá "fronteiras abertas" se for eleita.

"Quero o muro, temos que deter as drogas. Temos homens maus que têm que ir embora. Quando a fronteira estiver certa, vamos tomar uma decisão sobre o resto", disse Trump, ao acusar a rival de querer "fronteiras abertas".

Hillary negou que queira "fronteiras abertas", como revelou o portal Wikileaks em um recente vazamento de documentos, e garantiu deseja uma fronteira segura e uma reforma migratória.

A candidata democrata aproveitou para acusar o magnata nova-iorquino de querer separar famílias ao deportar pais imigrantes com filhos nascidos nos EUA.

"Conheci uma jovem aqui, em Las Vegas, muito preocupada que seus pais fossem deportados. Eu não quero separar famílias, não quero mandar pais para longe dos filhos, não quero ver uma força de deportação", disse a ex-secretária de Estado, ciente de que Nevada é um estado com grande população hispânica que pode apoiar o lado democrata.

Hillary alertou que se o esquema de deportação de Trump for colocado em prática haverá agentes em busca dos 11 milhões de imigrantes ilegais que há no país "escola por escola" e "empresa por empresa", além de ônibus e trens cheios para expulsá-los dos EUA.

Trump acusou a rival de ter votado a favor do muro no passado, quando era senadora, e de mudar de opinião "porque nunca consegue fazer nada".

O magnata nova-iorquino defendeu a construção do muro porque, segundo ele, os Estados Unidos ficam "com a droga" e o México "com o dinheiro", também em alusão aos tratados comerciais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos