Canadá expressa decepção por fracasso de negociação comercial com UE

Toronto (Canadá), 21 out (EFE).- A ministra de Comércio Internacional do Canadá, Chrystia Freeland, afirmou nesta sexta-feira que o governo local está decepcionado pelo fracasso das negociações para a assinatura de um acordo de livre-comércio entre o país e a União Europeia (EU).

Freeland, que está em Bruxelas, também afirmou que, embora pessoalmente decepcionada, também crê não ser impossível chegar a um pacto com o bloco europeu no futuro. A ministra, porém, fez duras críticas aos países-membros da UE pelo resultado do diálogo.

"O governo do Canadá e eu, pessoalmente, trabalhamos muito, mas está claro que a União Europeia é incapaz de conseguir um acordo, inclusive com um país com valores europeus como o Canadá", afirmou.

O pacto tinha que ser assinado pelas duas partes na próxima semana, durante a cúpula anual marcada para ocorrer em Bruxelas com a presença do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau.

No entanto, na última sexta-feira, o parlamento de Valônia, região francófona de 3,5 milhões de habitantes que forma a metade sul da Bélgica, votou contra a assinatura do acordo comercial, o que veta a aprovação do pacto negociado durante os últimos sete anos.

Sem a aprovação de todas suas regiões, a Bélgica não pode votar a favor do acordo comercial. Além disso, o pacto precisa do respaldo de todos os membros da UE para entrar em vigor.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos