Confrontos na cidade iraquiana de Kirkuk deixam pelo menos 39 mortos

Bagdá, 21 out (EFE).- Pelo menos 39 pessoas, entre elas 17 jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI), morreram nesta sexta-feira em combates na cidade iraquiana de Kirkuk e seus arredores, informou à Agência Efe uma fonte de segurança.

Segundo a fonte, ainda continuam os confrontos entre as Forças de Segurança iraquianas e curdas e os jihadistas, que tomaram hoje o controle de várias delegacias de polícia de Kirkuk e seguem presentes em alguns edifícios do centro da cidade.

Além disso, os extremistas perpetraram vários ataques suicidas em uma usina elétrica localizada na cidade de Al Dabs, ao noroeste de Kirkuk, onde morreram 16 trabalhadores, quatro deles de nacionalidade iraniana.

Além disso, três terroristas suicidas do EI morreram nesses ataques à fábrica, onde também ficaram feridos cinco membros das forças de segurança, acrescentou a fonte.

Por outro lado, nos enfrentamentos em Kirkuk cinco membros das forças de segurança curdas e iraquianas morreram e 35 ficaram feridos.

Também morreram nesses confrontos 17 jihadistas, oito por disparos das tropas iraquianas e nove após a explosão de cinturões explosivos que levavam encostados ao corpo.

A fonte acrescentou que, além disso, um jornalista que trabalhava na televisão turcomana, com sede em Kirkuk, morreu enquanto cobria os enfrentamentos no centro da cidade.

A Kirkuk já chegaram os esperados reforços das forças de segurança procedentes das vizinhas cidades de Suleimaniya e Erbil.

A usina elétrica está sendo construída pela empresa alemã Siemens e a iraniana Sunir, que estão ultimando o funcionamento sob os cuidados do Ministério iraquiano de Eletricidade.

Esta é o quinto dia da ofensiva para conquistar Mossul, empreendida pelas forças iraquianas e as curdas "peshmergas", cujo objetivo é expulsar o EI de seu principal reduto no Iraque, que controla desde junho de 2014.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos