Centenas de pessoas pedem o "não" a Rajoy diante da sede do PSOE em Madri

Madri, 22 out (EFE).- Centenas de pessoas se concentraram neste sábado perante a sede do Partido Socialista Espanhol (PSOE) para pedir à direção que não facilite um possível governo do conservador Mariano Rajoy.

No domingo o órgão diretor dos socialistas, chamado Comitê Federal, deve decidir que uma parte ou todo seu grupo parlamentar se absterá em uma próxima votação de posse para permitir que Rajoy governe e evitar assim terceiras eleições em menos de um ano.

O governo espanhol está interino há mais de 300 dias dado que os responsáveis políticos não conseguiram investir um presidente após duas eleições gerais (20 de dezembro de 2015 e 26 de junho de 2016).

A manifestação de hoje responde às sérias tensões que há no PSOE entre os partidários da abstenção e os que se negam a deixar o presidente interino voltar ao cargo.

Estes últimos apoiam o ex-secretário-geral Pedro Sánchez, que renunciou de seu cargo em 1 de outubro justamente por manter seu "não" a Rajoy.

Sua renúncia aconteceu em um Comitê Federal que ganhou o setor crítico, partidário de evitar as terceiras eleições, mas que dividiu profundamente o partido, hoje em mãos de uma comissão gerente.

Os manifestantes perante a sede socialista, que procedem de diferentes agrupamentos socialistas espanholas, exibem cartazes com lemas de ordem como "Não é não", "Democracia no PSOE" ou "Não a Rajoy, um militante um voto".

Em nome dos organizadores do protesto, as socialistas galegas Sonia Pillado e Aida Loira explicaram que "não se pode permitir uma abstenção do PSOE e que a comissão gerente deve convocar um congresso extraordinário.

A manifestação ocorre hoje, segundo seus porta-vozes, para não interferir no debate do domingo no Comitê Federal.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos