EI incendeia uma fábrica e um armazém de enxofre ao sul de Mossul

Erbil (Iraque), 22 out (EFE).- Os jihadistas do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) incendiaram neste sábado uma fábrica e um armazém de enxofre pertencentes à jazida de Al Meshraq, na zona de Al Qayara, cerca de 55 quilômetros ao sul de Mossul, capital da província de Ninawa.

O prefeito da comarca de Al Qayara, ao sul da cidade, Saleh al Jabouri, informou à Agência Efe que o incêndio na fábrica e no armazém causou a emissão de "gases venenosos" e provocou "asfixia nos moradores das zonas próximas".

Além disso, Al Jabouri afirmou que Al Qayara "está totalmente contaminada depois que os extremistas queimaram jazidas petroleiras antes e depois da libertação da comarca por parte das forças iraquianas, em 25 de agosto.

Já o diretor da Defesa Civil na Província de Ninawa, Mohammed Abdel Qadir, disse à Agência Efe que chegaram dez equipes de bombeiros com grandes caminhões para apagar o incêndio.

Quanto aos habitantes da zona, o diretor do setor sanitário na comarca de Al Qayara, Jairi Awad al Jafaye, disse à Agência Efe que há centenas de casos de pessoas que sofrem asfixia pelo incêndio.

Al Jafaye precisou que oito delas estão em estado grave e foram transferidas a hospitais na cidade de Erbil, na região autônoma iraquiana de Curdistão.

Além disso, advertiu sobre uma possível "catástrofe humanitária" e que se os incêndios continuarem, os casos de asfixia podem aumentar nas próximas horas.

Os jihadistas do EI incendiaram nos últimos meses muitos poços de petróleo próximos a Mossul, com o objetivo de dificultar a visibilidade dos aviões de guerra inimigos com a fumaça que sai dos mesmos e para conter o avanço das tropas iraquianas.

Mossul entra hoje no sexto dia da ofensiva para expulsar o EI de seu principal reduto no Iraque, que controla desde junho de 2014. EFE

já/ff

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos