Miliciano do Hamas morre em Gaza após desabamento de túnel

Gaza, 22 out (EFE).- Um miliciano do movimento islamita Hamas morreu neste sábado na Faixa de Gaza após o desabamento de um túnel no qual trabalhava, informou o braço armado do movimento (as Brigadas de Izz al-Din Al Qasam) e fontes médicas.

O morto foi identificado como Anas Abu Lashin, de 22 anos, que trabalhava em um túnel no leste do campo de refugiados de Al Mughazi, no centro da Faixa.

O porta-voz do Ministério da Saúde em Gaza, Ashraf Al Qedra, confirmou a morte do jovem e afirmou que não foram registradas mais vítimas.

Mais de 20 palestinos morreram no último ano, a maioria deles membros do Hamas, enquanto trabalhavam em túneis escavados em distintas partes da Faixa.

O movimento honra seus milicianos mortos em túneis como "mártires" mortos em ato de serviço.

Israel lançou em 2014 uma operação militar contra as milícias palestinas com o fim, entre outros, de destruir estes tipos de túneis, que são usados com fins militares, como por exemplo armazenar armas e para penetrar em território israelense para perpetrar ataques.

As hostilidades, que duraram 50 dias, causaram a morte de cerca de 2,2 mil palestinos, dois terços deles civis, e de 73 israelenses, 67 deles soldados.

Ontem, o também movimento islamita Jihad Islâmica, pediu às milícias que se preparassem para um novo possível enfrentamento com Israel.

Em conversa telefônica desde a Síria durante uma concentração do movimento para celebrar o 29° aniversário teu líder, Ramadan Shallah, pediu aos grupos armados a estar preparados já que "há possibilidades que haja conflito com o estado judeu".

Shallah disse que o estagnado processo de paz com Israel "só trouxe humilhação e mais ocupação" aos palestinos, por isso que "a resistência e luta armada" deve ser sua única opção.

Além dos túneis das milícias, também existem dezenas de subterrâneos entre o sul da Faixa de Gaza e Egito, que servem para esquivar o ferrenho bloqueio que Israel impõe ao território palestino desde 2007 e introduzir produtos, animais e inclusive pessoas e veículos.

No último dia 10 um palestino morreu em um desses túneis de contrabando ao ser eletrocutado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos