Rússia acusa Londres de atrasar concessão de vistos para sua embaixada

Londres, 22 out (EFE).- O embaixador da Rússia no Reino Unido, Alexander Yakovenko, acusou o governo britânico de atrasar a concessão de vistos aos seus empregados na embaixada russa em Londres, informou neste sábado a "BBC".

O diplomata afirmou que a missão russa no país está "reduzindo" e questionou se o Reino Unido quer que a Rússia tenha "presença diplomática adequada" em Londres.

Yakovenko também criticou a primeira-ministra britânica, a conservadora Theresa May, e o titular das Relações Exteriores, Boris Johnson, por adotarem, segundo ele, "posições anti-russas".

Por sua vez, o Foreign Office - equivalente ao Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido - afirmou que não existe nenhuma política para para retardar vistos neste governo.

Segundo Yakovenko, se situação continuar assim, a embaixada russa no Reino Unido será "reduzida ainda mais".

"Não podemos substituir o pessoal porque não estão emitindo os vistos", disse Yakovenko, expressando seu desejo de ver "o problema sendo resolvido com o presente governo".

"Aqui em Londres, simplesmente não compreendemos a estratégia deste país quanto a emissão de vistos", afirmou.

Estes comentários surgem no meio da crescente troca de confrontos públicos que ocorreram entre os dois países sobre temas como a Síria, Ucrânia e o assassinato em 2006 do ex-agente da KGB, Alexander Litvinenko.

No início deste mês, o ministro Boris Johnson, afirmou que a Rússia corria o risco de se transformar em um estado "pária" por seu envolvimento nos ataques contra Aleppo e convocou os manifestantes para protestarem em frente a embaixada russa em Londres.

Enquanto isso, Theresa May, pediu nesta semana aos líderes europeus que enviassem uma "forte mensagem de unidade" para Moscou sobre sua campanha de bombardeios na Síria.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos