Secretário de Defesa dos EUA chega em Bagdá durante ofensiva em Mossul

Bagdá, 22 out (EFE).- O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ashton Carter, chegou neste sábado, em Bagdá, em uma visita surpresa, que ocorre no sexto dia da ofensiva das forças iraquianas e curdas sobre a cidade de Mossul, último grande reduto do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) no Iraque.

A televisão oficial "Al Iraqiya" informou sobre a aterrissagem de Carter na capital iraquiana, procedente de Ancara (Turquia), onde realizou uma visita oficial para tratar com o governo turco da luta antiterrorista.

Carter deve se reunir hoje com o primeiro-ministro iraquiano, Haider al Abadi, e outros responsáveis e líderes de segurança do país para debater sobre as últimas novidades na guerra contra o EI e a atual ofensiva sobre Mossul.

Além disso, segundo a televisão, as conversas também vão girar em torno do papel da Turquia na batalha por arrancar do EI seu último grande bastião no Iraque.

Na sua visita a Ancara, ontem, Carter afirmou que os EUA querem contar com a Turquia nas operações contra o EI, embora os detalhes desta participação serão acertadas em breve.

O ponto mais polêmico nas relações turco-americanos é o papel das milícias curdas YPG na Síria: para Washington se trata de seu aliado mais forte na luta contra o EI, enquanto para Turquia significa uma organização terrorista por seus vínculos com a guerrilha curda do país, o proscrito Partido de Trabalhadores de Curdistão (PKK).

No final de setembro, os EUA aceitaram um pedido do governo iraquiano para aumentar o número de instrutores e assessores militares que têm caracterizado naquele país antes de iniciar a ofensiva em Mosul.

Em abril, Carter anunciou em Bagdá que seu país enviaria mais soldados e helicópteros de ataque ao Iraque para apoiar as Forças de Segurança iraquianas na luta contra o EI.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos