Artilharia turca participa de batalha contra o EI em Mossul, diz emissora

Istambul, 23 out (EFE).- A artilharia do Exército da Turquia está apoiando a milícia curdo-síria dos peshmergas na ofensiva contra o Estado Islâmico (EI) na cidade de Mossul, revelou neste domingo a emissora "NTV", com base em fontes militares.

Os peshmergas pediram ajuda às tropas turcas que estão em um acampamento perto da cidade de Bashika, na região de Mossul, onde soldados do Curdistão iraquiano e outras milícias autônomas estão realizando treinamento.

Após receber o pedido, a artilharia turca começou a bombardear posições do Daesh (acrônimo em árabe para EI) em Bashika com morteiros do tipo Firtina, afirma a "NTV".

Apesar de alguns veículos de imprensa afirmarem que os peshmergas já tomaram o controle da cidade, que fica a 20 quilômetros de Mossul, a "NTV" afirma que os combates ainda prosseguem. No entanto, segundo a emissora, a milícia curdo-síria já cercou a região.

Nas últimas semanas, as autoridades turcas afirmaram que um contingente militar do país em Bashika, formado por 300 soldaos com tanques e blindados, tinha uma missão exclusiva de treinamento e não entraria em combate. No entanto, o EI já tentou bombardear várias vezes o acampamento, e os turcos responderam atacando os jihadistas.

O governo do Iraque classificou a presença militar turca em Bashika como "ocupação" e que Ancara não deve participar da ofensiva contra os terroristas em Mossul.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos