Colégios eleitorais abrem na Lituânia para segundo turno das parlamentares

Berlim, 23 out (EFE).- Os colégios eleitorais da Lituânia abriram neste domingo suas portas para o segundo turno das eleições parlamentares, na qual se prevê que os partidos de centro-direita revalidem sua grande vitória do primeiro, no dia 9 de outubro.

Os centros de votação permanecerão abertos até as 20h (horário local, 15h em Brasília) para que mais de 2,5 milhões de cidadãos com direito a voto neste país báltico decidam o futuro Seimas (parlamento) durante os próximos quatro anos.

A União pela Pátria/Aliança Democratas-Cristãos e a União de Verdes e Agricultores, de centro-direita, somaram no primeiro turno 39 das 70 cadeiras que se distribuem por partidos por sistema proporcional e em uma única circunscrição nacional.

Os social-democratas do atual primeiro-ministro, Algirdas Butkevicius, só obtiveram 13 cadeiras, frente às 38 conseguidas em 2012.

Hoje estão em jogo 68 das 71 cadeiras que se dividem por sistema majoritário em circunscrições unipessoais.

As outras três foram preenchidas no primeiro turno, incluindo um pela União pela Pátria/Aliança Democratas-Cristãos, ao obter os respectivos candidatos pelo menos 50% dos votos.

Inclusive se hoje os votos deixam um cenário similar ao do dia 9 de outubro, os analistas contam com que as conversas para formar uma coalizão de governo serão longas e difíceis.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos