Enviado da ONU para o Iêmen prepara novo plano de paz após fracasso da trégua

Sana, 23 out (EFE).- O enviado especial da ONU para o Iêmen, Ismail Ould Sheikh Ahmed, disse neste domingo que está preparando um novo plano de paz para encerrar o conflito no país, após o fracasso do cessar-fogo de 72 horas entre forças governamentais e rebeldes.

O emissário chegou hoje a Sana para se reunir com representantes do movimento xiita dos houthis e os aliados do Partigo Congresso Popular Geral, liderado pelo ex-presidente Ali Abdullah Saleh.

"Temos ideias que começamos a cristalizar em um plano que divulgaremos nas próximas horas", disse Ahmed no aeroporto.

Além disso, o enviado da ONU pediu novamente a extensão do cessar-fogo que expirou no sábado e que foi violado por ambos os lados em conflito.

"Reconhecemos que o cessar-fogo é frágil, mas, apesar disso, nos apegamos a ele porque é preciso que continue, já que permitirá a chegada de ajuda humanitária e propiciará a atmosfera que buscamos para nos dedicar ao processo de paz", concluiu o mediador.

As declarações coincidem com a volta dos bombardeios aéreos por parte da coalizão militar liderada pela Arábia Saudita contra posições dos houthis em Sana depois do fim da trégua.

Desde o início do conflito, a ONU tentou fazer uma mediação entre as partes para interromper os combates e organizou várias rodadas de negociação de paz. A última delas, em agosto, terminou sem acordo. EFE

ja-aj/lvl

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos