Forças iraquianas e curdas se retiram de cidade ao norte de Mossul

Erbil (Iraque), 23 out (EFE).- As forças iraquianas e curdas se retiraram na madrugada deste domingo dos bairros setentrionais da cidade de Talkif devido à forte resistência dos jihadistas.

O chefe da segurança do conselho local da província de Ninawa -cuja capital é Mossul-, Mohammed al Bayati, informou à Agência Efe que as forças se retiraram após irromper na zona horas antes.

Os milicianos do EI opuseram uma forte resistência e inclusive atacaram as forças iraquianas e curdas com cinco suicidas que conduziam veículos bomba, o que provocou 17 vítimas, entre mortos e feridos, nas fileiras do Exército.

Al Bayati explicou que nas próximas horas, as forças voltarão à zona para atacar o centro de Talkif, depois da chegada de dezenas de tanques para reforçar a operação.

A aviação de guerra e a artilharia iraquianas bombardearão a cidade como preparativo para invadir nas próximas horas, acrescentou a fonte.

Talkif era uma cidade de maioria cristã antes de ser ocupada pelo EI em agosto de 2014, depois da retirada das forças curdas ou "peshmergas" da cidade.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos