Forças iraquianas já libertaram 80% de Al Hamdaniya, perto de Mossul

Erbil (Iraque), 23 out (EFE).- As forças iraquianas já libertaram 80% da cidade de Al Hamdaniya, 27 quilômetros ao leste de Mossul, depois que ontem voltaram a invadir a mesma pelo sudeste, informou à Agência Efe o prefeito da cidade, Nisan Karrumi.

O responsável local acrescentou que ainda existem resistência em diferentes partes da cidade.

Além disso, acrescentou que as forças iraquianas ainda não entraram em outras zonas da cidade por temor de bombas e artefatos explosivos improvisados que os jihadistas do EI costumam deixar colocados antes de fugir.

Ontem, as forças invadiram a cidade pelo flanco sudeste, depois que quatro dias antes tiveram que se retirar do sul devido à resistência oferecida pelos jihadistas.

Esta cidade é o coração de uma comarca composta por cerca de 50 povoados, sendo que a maioria já foi arrebatado dos extremistas.

As posições do EI nessa comarca, atacada desde a frente de Jazer, são alvo, além disso, dos bombardeios da aviação iraquiana e da coalizão internacional.

Antes da chegada do EI, Al Hamdaniya era o maior núcleo cristão da província de Ninawa, cuja capital é Mossul, com 80% da população professando este credo.

Também viviam na zona árabes sunitas e membros das minorias religiosas shabak e kakaia, que sofreram além disso perseguição dos extremistas do EI.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos