Presidente do Irã diz que americanos optarão entre o mau e o pior na eleição

Teerã, 23 out (EFE).- O presidente do Irã, Hassan Rohani, disse neste domingo que os americanos terão que escolher entre o "mau e o pior" nas próximas eleições presidenciais, em referência aos candidatos Donald Trump e Hillary Clinton.

"Vejam a forma como falam, o estilo com o qual se acusam nos debates", disse Rohani, que criticou a democracia dos Estados Unidos em um discurso na cidade de Arak, segundo a agência "Irna".

Segundo Rohani, apesar de os EUA afirmarem serem uma democracia de mais de 200 anos e terem realizado 50 eleições presidenciais, "não há moralidade no país", um fato comprovado pelo nível dos debates entre os dois postulantes à Casa Branca neste ano.

O presidente disse que o Irã e os iranianos não querem "semelhante democracia e eleições". "Na ONU, em setembro, o líder de um país me perguntou qual dos dois era melhor. Respondi: 'Qual devo preferir? O mau ou o pior?", ironizou Rohani.

O Irã realizará eleições presidenciais em 19 de maio de 2017. Rohani é favorito a vencer o pleito e permanecer no poder em um segundo mandato. O líder supremo do país, Ali Khamenei, já impôs restrições a um dos principais rivais de Rohani, o ex-presidente Mahmoud Ahmadinejad, proibido de se candidatar.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos